top of page
  • Foto do escritorVictor Maroto

Como funciona a meditação

''A meditação é o controle do movimento da mente''

Quem não gostaria de ter total domínio sob os pensamentos e governar as emoções? De não ser escravos dos impulsos emocionais , ter a paz interior de um mestre iogue ou um monge? Acredito que quase todo mundo gostaria de pelo menos um pouco dessa confiança para viver com mais tranquilidade, sem ansiedade ou preocupações martelando na cabeça o tempo todo. Parece libertador e ao mesmo tempo muito distante da nossa realidade ao passo do ritmo acelerado que estamos acostumados a levar a vida, com tantas informações, compromissos e afazeres e toda essa pressão social.

Mas felizmente não é tão difícil assim, essa paz interior não é exclusividade dos monges. Beleza, talvez você não se torne Buda, mas pode sim encontra-la dentro de você onde quer que você esteja. Paz interior não é só calma diante das tensões do nosso dia-a-dia , paz interior é também autoconhecimento, resiliência, coragem, respeito, atitude e muitas outras virtudes inerentes do ser humano. E a meditação é um meio para alcançar tudo isso, e muito mais.

Mais comum entre os orientais a meditação é uma prática de autoconhecimento e auto cura utilizada em várias partes do mundo por mais de 5.000 anos. Nos últimos 40 anos depois da quebra de alguns tabus e preconceitos a prática de meditação vem ganhando espaço no ocidente primeiramente como uma ferramenta para aumentar a produtividade, logo em seguida as pessoas a buscavam graças aos inúmeros outros benefícios que gozavam com a pratica regular da meditação. E ela é realizada de forma bem simples, qualquer um pode meditar, a meditação é o controle do movimento da mente. Como assim movimento da mente?



Nossa mente funciona sem parar, esse movimento da mente se chama pensamento. Nós não paramos de pensar, estamos o tempo todo atentos a algo, julgando, lembrando, raciocinando, imaginando e até quando dormimos ela está em atividade. E para que ela consiga acompanhar tudo isso foi desenvolvido um pensamento super acelerado, é uma coisa muito importante claro, precisamos dessa agilidade para processar toda essa avalanche informações que nos chega. O problema é que a maioria das pessoas ainda não aprendeu a desacelerar a mente e permanecem mergulhados no turbilhão de pensamentos 24 horas por dia e quase sempre se identificam com seus pensamentos (veja ''a origem das emoções''). As doenças que mais assolam as pessoas hoje em dia são a ansiedade, estresse, enxaqueca, hipertensão, obesidade, depressão, síndrome do pânico e dependência química. O que isso tem a ver? Todas elas tem um grande potencial de ter iniciado na mente das pessoas.

Com a pratica regular da meditação nós desenvolvemos nosso controle mental, aprendemos a deixar que os pensamentos venham e vão, damos atenção apenas aqueles que nós escolhemos e pelo tempo necessário. E não alimentamos também aqueles pensamentos sustentados pelo nosso Ego, o falso eu com uma identidade baseada em nossas lembranças e experiências vividas que frequentemente é sustentada por uma realidade particular equivocada. Ou seja a meditação nos traz a presença do agora e também a verdade nos libertando do Ego e nos conectando com o nosso verdadeiro Eu, repleto de paz, calma, coragem e respeito.


Existe várias linhas de meditação, a mais pratica é a meditação zazen, que consiste apenas em o praticante sentar-se de maneira confortável e fazer com que todos os pensamentos que vem a sua mente se vão como nuvens até restar apenas silencio, conciencia ou o estado de união com o Todo se assim quiser chamar, dessa forma a pessoa desenvolve o controle mental e o poder sob o fluxo de pensamentos.

''A repetição é o esforço para o estabelecimento daquele.''

Pode não ser fácil nas primeiras práticas, por isso hoje existe meditações guiadas no Youtube ou você pode começar também sentando em um local confortável e apenas observar sua respiração por um curto tempo sem dar importância aos pensamentos que vierem, já é um ótimo começo depois vai aumentando a medida que for vendo progresso. O importante é sempre Buscar melhorar a cada dia.





O autoconhecimento é a chave.

bottom of page